Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de março de 2010

Como se propaga o som



A oscilação da lâmina representada na figura ao lado transfere energia para as moléculas do ar em volta, que faz com que estas vibrem. Estes movimentos são comunicados às partículas vizinhas, que passam, por sua vez, a vibrar, e assim sucessivamente. Não existe transporte de moléculas de ar de um lado para o outro, mas apenas a sua vibração, devido a sucessivas transferências de energia de umas moléculas para outras.

Este movimento vibratório das moléculas leva ao aparecimento de zonas com mais moléculas e outras com menos. As zonas com mais moléculas são zonas de compressão do ar (mais ar no mesmo volume) e têm pressão maior do que a pressão normal; as zonas com menos moléculas são zonas de rarefacção do ar (menos ar no mesmo volume) e têm pressão menor do que a pressão normal do ar. Podemos observar isto na figura abaixo.

Assim podemos concluir que o som é uma onda de pressão, longitudinal (pois as partículas do ar oscilam nas direcções em que a onda se propaga), e mecânica (necessita de um meio material para se propagar, não se propagando no vazio).


Sem comentários:

Enviar um comentário