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terça-feira, 2 de março de 2010

História da Surdez

É impossível determinar como e onde surgiu o prineiro surdo, mas através de algumas pesquisas realizadas nessa área podemos ter uma visão geral da história dos surdos e das suas perspectivas.





A exclusão existe desde a antiguidade. Há povos que sacrificavam pessoas devido à sua deficiência e os surdos eram os seus grnades alvos. Até mesmo o filósofo Aristóteles considerava os surdos incapazes de ter participação social e de viverem em comunidade . Com o passar dos séculos, os surdos forma adquirindo alguns direitos, mas ainda eram considerados inferiores e ficavam restritos aos seus lares por vergonha da família.





No séc. XVII surge a língua gestual e a sua utilização no processo de ensino. O abade L'Epée foi um dos grandes responsáveis por esse avanço. Ele reuniu surdos dos arredores de Paris e criou a primeira escola pública para surdos e também a percursora na linguagem gestual. Por ter obtido um resultado positivo, essa metologia inaugurada em França espalhou-se por toda a Europa e depois pelo mundo. Entretanto, o desenvolvimento durou pouco. Essa modalidade de ensino foi ultrapassada pela força da Medicina e da Filosofia, que não acreditavam na capacidade da pessoa surda.





A partir do congresso de Milão em 1880 adoptou-se o oralismo, método que considera a voz como o único meio de comunicação e de educação para os surdos. Desde então, foram excluidas todas as possibilidades de uso de linguagem gestual na educação dos surdos. Actualmente, os surdos educados por esse método falam dos horrores e das perseguições que sofreram por usarem a linguagem gestual.





Em 1960, com o fracasso do oralismo criou-se a metodologia da comunicação total, que durou muito pouco por ter uma concepção bem parecida com a primeira.





Hoje o método de educação mais útil é o bilinguismo.








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