Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de março de 2010

História da Linguagem Gestual Brasileira


O alfabeto de libras – Linguagem brasileira de sinais teve a sua origem no império. No ano de 1856 o conde francês, Ernest Huet veio ao Rio de Janeiro, com o alfabeto manual francês e alguns sinais. O material trazido pelo Conde foi adaptado e deu origem à Libras, cujo sistema foi amplamente divulgado e aceite no Brasil. Legalmente, a sua oficialização só aconteceu cerca de um século depois, em Abril de 2002, nesse período o Brasil trocava a Monarquia pela República; seis Constituições se seguiram instalando-se uma ditadura militar. O longo intervalo deveu-se a uma decisão tomada no Congresso Mundial de Surdos em Milão em 1880. Nesse Congresso, ficou decidido que a língua de sinais deveria ser abolida, acção que o Brasil implementou em 1881. Daí a sua origem ser francesa.

Libras quase mudou de nome e só voltou a vigorar em 1991, no Estado de Minas Gerais, através de uma lei estadual. Só em Agosto de 2001, através do Programa Nacional de Apoio à Educação do Surdo, ocorreu que os primeiros 80 professores foram preparados para leccionar a Língua Brasileira de Sinais. Esta é finalmente inspeccionada em 2002 e regulamentada a 22 de Dezembro de 2005.

Assim, no Brasil, foi inaugurado no dia 26 de Setembro de 1857, a primeira escola para Surdos com o nome de Instituto de Surdos e Mudos de Rio de Janeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário