Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de março de 2010

Funcionamento do sistema auditivo

A onda sonora propaga-se desde a fonte sonora até aos nossos ouvido, através da vibração das partículas que constituem o meio envolvente. O pavilhão auricular (zona alaranjada) recebe as ondas sonoras, encaminhando-as através do canal auditivo (zona laranja escura) até ao ouvido interno (zona azul). O tímpano, a pequena membrana que separa o ouvido externo do interno, vai então vibrar devido à chegada das partículas.

As vibrações que chegam ao tímpano vão ser transmitidas para o interior da cóclea (órgão abaixo), através dos três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo, ligados em cadeia, entre o tímpano e a janela oval, podemos observar estes três ossículos a branco na figura seguinte. Estes são muito importantes, trabalham em conjunto como uma alavanca, aumentando a pressão das ondas sonoras cerca de 1 a 3 vezes. O terceiro ossículo, o estribo, transmite a sua vibração das partículas aumentando 17 vezes a sua pressão. Assim, dá-se um aumento de pressão global de 22 vezes.

É devido a este aumento de pressão que é possível obter a agitação necessária no interior da cóclea para que células ciliadas do ouvido interno possam identificar as frequências que compõem um certo som, e transmitir essa informação ao cérebro. Esta transmissão é efectuada por um nervoauditivo, na forma de impulsos eléctricos.



A cóclea tem a forma de um caracol, possuindo duas cavidades (scala tympani e scala vestibuli), unidas apenas no extremo e separadas pelo chamado ducto coclear. As vibrações são então transmitidas à cóclea pela janela oval, viajam até ao helicotrema (final do caracol) pela scala vestibuli, e retornam pela scala tympani até à base, sendo depois absorvidas pela janela redonda (seta a vermelho).


Curiosidade:


Identificação das frequências de ressonância e das zonas onde estas ocorrem, ao longo da membrana basilar.


Ouvido humano em pormenor

O ouvido do ser humano é constituído por três partes, o ouvido externo, médio e interno. Podemos observa-las na seguinte imagem.



De seguida vamos analisar as três partes constituintes do ouvido:



Ouvido Externo

Este constituinte inclui o pavilhão auricular (o que e visível do exterior), e o canal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até ao tímpano.

O canal auditivo possui ainda outra função, é nele que se produz a cera, algo considerado desconfortável para nós, mas que no entanto ajuda a reter partículas de pó poeira e microorganismos, permitindo que o ouvido se mantenha limpo e húmido. O uso incorrecto dos cotonetes pode levar à obstrução do canal auditivo, tendo como consequências dificuldades em ouvir por parte do indivíduo.




Ouvido Médio

O ouvido médio ou caixa timpânica, consiste numa cavidade com ar, por detrás da membrana do tímpano (5), através da qual a energia das ondas sonoras é transmitida, do ouvido externo até à janela oval na cóclea. Esta transmissão de energia é efectuada através de três ossos minúsculos (o martelo (8), a bigorna (9) e o estribo (10). No ouvido médio existe ainda um canal, em parte ósseo, em parte fibrocartilagíneo, denominado de trompa de Eustáquio (6), que o mantém em contacto com a rinofaringe. Esta é a forma encontrada pela natureza de manter uma pressão constante no ouvido médio. Para que isso possa acontecer, a trompa de Eustáquio abre e fecha constantemente.

O nosso organismo desenvolveu um mecanismo de modo a evitar danos no ouvido interno quando este se encontra exposto a sons de intensidade elevada. Para isto a cadeia de pequenos ossos, as suas articulações e ligamentos estão revestidos por uma mucosa que pode tornar-se mais ou menos tensa, pela acção do martelo e o do estribo.




Ouvido Interno

O ouvido interno ou labirinto consiste na parte mais importante do ouvido. Este é constituído pela cóclea e pelo labirinto vestibular, que por sua vez é constituído pelo sáculo (4) e pelo utrículo (14), estes dois órgãos permitem ao indivíduo possuir o sentido de equilíbrio e informam o seu cérebro sobre a posição do corpo no espaço.


1. Canal Semicircular Anterior

2. Canal Superior

3. Canal Lateral

4. Sáculo

5. Duto Coclear

6. Helicotrema

7. Canal Lateral

8. Canal Posterior

9. Canal Posterior

10. Janela Oval

11. Janela Redonda

12. Ducto Vestibular (Scala Vestibuli)

13. Ducto Timpanico (Scala Tympani)

14. Utrículo







O "tubo" ósseo enrolado que constitui a cóclea encontra-se dividido em toda a sua extensão em três secções, estando todas preenchidas com um fluído semelhante à água. A primeira denomina-se de scala vestibuli (rampa vestibular) e está ligada à janela oval, enquanto que a última, a scala tympani (rampa timpânica) se encontra ligada à janela redonda. Estas duas secções unem-se apenas no fim da cóclea, no chamado helicotrema, e estão separadas por uma terceira secção denominada de ducto coclear. A separação entre as três secções referidas é efetuada por duas membranas. Assim a separar a scala vestibuli do ducto coclear encontra-se a membrana de Reissner e entre o ducto coclear e a scala tympani está a membrana basilar. A membrana basilar é muito importante pois é ela que suporta o órgão de Corti. No órgão de Corti localizam-se as células ciliadas que, quando agitadas pelas vibrações sonoras, produzem impulsos eléctricos que o cérebro descodificará.

Sem comentários:

Enviar um comentário