Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de março de 2010

Importância da Audição


A audição é de extrema importância, pois dela depende:

  • A segurança do indivíduo: as funções auditivas manifestam-se desde muito cedo, é uma das principais funções que nos informam do bem-estar e da estabilidade do nosso envolvimento com o meio que nos rodeia.
  • Desenvolvimento da linguagem: ao ouvirmos falar desenvolvemos mais rapidamente as nossas capacidades da fala o que se torna extremamente difícil quando se possui uma audição bastante reduzida ou mesmo nula, quando isto acontece a fala é lhes transmitida através de colocações de espelhos a sua frente em que a pessoa emite sons mostrando-lhes como fazer através das imagens reflectidas no espelho
  • A integração social: para se integrar num meio, o indivíduo tem que comunicar, tem que se expressar de maneira a fazer-se entender, o que não acontece com estas pessoas. Conseguem comunicar entre sim, mas com uma pessoa desconhecida que não saiba linguagem gestual e muito difícil existir comunicação, ficando assim um bocado excluídos do meio social.




Este acontecimento é muito complicado enquanto ainda são crianças, pois para além de não aceitarem, traz-lhes imensas dificuldades na aprendizagem e na linguagem oral porque como não ouvem correctamente, não sabem que sons é que estão a produzir, tornando assim o seu vocabulário reduzido e a fala dificultada. As que não ouvem, terão mesmo graves problemas na aprendizagem da linguagem oral, podendo ainda não a desenvolver, tendo assim que utilizar a linguagem gestual como meio de comunicação.

Quanto ao desenvolvimento motor, pode verificar-se um ligeiro atraso devido à falta de experiências, ou então devido ao facto da criança se mexer bastante e ter problemas tanto de equilíbrio como de sofrer de uma descoordenação de movimentos. Além disso, pode não conseguir adquirir espontaneamente conceitos abstractos de espaço e tempo.






Sem comentários:

Enviar um comentário