Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de março de 2010

Quem somos

Este blog está a ser construído por um grupo de alunas de área de projecto de 12º ano.

Temos como título do trabalho "A Voz do Silêncio", e o tema que abordamos são as pessoas surdas-mudas.




O porquê da escolha..


Escolhemos este tema porque para além de estar inserido na nossa área curricular não é um tema muito debatido. Enquanto que em assuntos como a sida, o cancro ou até mesmo a gripe A conseguimos obter uma grande quantidade de informação quer seja simplesmente na televisão ou numa biblioteca, quando a questão incide nos surdos-mudos e tentamos aprofunda-la a informação e muito escassa. Até mesmo na Internet não encontramos mais nada para alem do que "a priori" sabíamos, que estas pessoas tem dificuldade em ouvir e em falar.


Estas pessoas são perfeitamente normais e iguais a nós, não possuem nenhuma deficiência mental tendo por isso as mesmas capacidades mentais que nós. Convivemos com eles diariamente, algumas das vezes até sem nos apercebermos. A diferença não está no corpo mas no preconceito de cada um.


Podemos concluir que existe muito a desenvolver nesta área, os esforços até agora realizados para a adaptação destes na nossa sociedade revelam-se escassos pois as suas dificuldades são inúmeras. Cabe-nos a nós ser a VOZ DO SILÊNCIO.


Imagine-se agora como seria se não conseguisse falar nem ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário